MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

CSS Drop Down Menu by PureCSSMenu.com



quinta-feira, 29 de março de 2012

Brasil e Programa Mundial de Alimentos inauguram Centro de Excelência Contra a Fome

7 de novembro de 2011

Salvador, Bahia – O Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas e o governo do Brasil lançaram hoje (07/11) o Centro de Excelência Contra a Fome, que visa ajudar os países a melhorar, expandir e, eventualmente, executar seus programas nacionais de alimentação escolar para aprimorar a educação, nutrição e segurança alimentar de crianças em idade escolar.
“Como um campeão mundial na luta contra a fome, o Brasil tem uma rica experiência a ser compartilhada com os governos interessados em aprender como os brasileiros obtiveram este êxito e adaptar esse conhecimento a seus próprios países”, disse a Diretora Executiva do PMA, Josette Sheeran. “O Centro de Excelência será uma experiência única na cooperação Sul-Sul para acabar com a fome. O Brasil tem tratado seriamente a questão do combate à fome e à desnutrição e agora está entre os que estão vencendo a fome mais rapidamente do que qualquer outra nação no planeta. Nós seremos parceiros para disseminar esse sucesso a outras nações que buscam acabar com a fome e a desnutrição.”
O Centro de Excelência, localizado em Brasília, vai auxiliar governos da África, Ásia e América Latina, utilizando a experiência do PMA e do Brasil na luta contra a fome, ao mesmo tempo em que irá promover modelos sustentáveis de alimentação escolar e outras redes de segurança alimentar e nutricional. O Centro já iniciou a parceria entre o PMA, Brasil, Moçambique, Timor-Leste e Haiti.
Os governos também serão capazes de desenvolver e aprimorar seus programas nacionais de alimentação escolar, acessando uma plataforma global de troca de informações sobre a merenda escolar e as melhores práticas de seus próprios programas.
O Centro será dirigido por Daniel Balaban, que ajudou a prover alimentação escolar para mais de 47 milhões de crianças quando foi Presidente do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação.
O Brasil é bem conhecido pelo sucesso do Fome Zero, estratégia para reduzir a pobreza e a insegurança alimentar, e do seu programa de alimentação escolar, que atinge diariamente cerca de 45 milhões de crianças por ano. A cada dia, em 60 países em todo o mundo, o PMA fornece alimentação escolar para cerca de 22 milhões de crianças.
Durante sua visita ao Brasil, a Diretora Executiva do PMA deve se encontrar com a Presidente Dilma Rousseff para agradecer ao Brasil pela determinação em continuar a luta contra a fome, no país e no exterior. “Quero agradecer por sua liderança, por nos mostrar o que pode ser feito para combater a fome no país e no exterior e também por sua crescente ajuda a o PMA na luta contra a fome em todo o mundo”, disse Sheeran.
Sheeran impulsionou o programa do Centro durante visita ao Brasil em 2010, quando estudou os casos de sucesso do Programa Fome Zero. “No ano passado, visitei o programa de alimentação escolar e cozinhas comunitárias na periferia de Brasília e testemunhei como o Brasil se firmou como modelo nesta área, integrando elementos vitais – desde o apoio aos agricultores familiares até a alimentação dos estudantes – para garantir o direito de cada pessoa a uma alimentação e a uma nutrição adequadas”, disse Sheeran. “Junto com o Brasil, estamos compartilhando este conhecimento com o resto do mundo.”
O PMA é a maior agência humanitária em todo o mundo no combate à fome. A cada ano, fornece alimentos a mais de 90 milhões de pessoas em mais de 70 países.
O PMA fornece agora feeds RSS para ajudar os jornalistas a acompanhar os últimos lançamentos de imprensa, vídeos e fotos publicadas na WFP.org.

Para mais detalhes, veja: http://www.wfp.org/rss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário