MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

CSS Drop Down Menu by PureCSSMenu.com



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Nutrição



Uma boa alimentação é, sabidamente, sinônimo de uma vida saudável. Devido sua importância à sobrevivência de qualquer ser vivo, a nutrição deve fazer parte do aprendizado de cada pessoa e do saber dos profissionais de saúde. A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada. Esse equilíbrio associado a bons hábitos de higiene estão diretamente relacionados à prevenção de uma série de doenças que vão do diabetes e hipertensão à cáries.
Por ser um fator ligado diretamente à saúde das pessoas, o Ministério da Saúde tem o compromisso de zelar pela alimentação dos brasileiros e, para isso, é responsável pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

Os propósitos da política são:

·        Garantir a qualidade dos alimentos colocados para o consumo no País.
·        Promover práticas alimentares saudáveis
·        Prevenir e controlar os distúrbios nutricionais.

A Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), do Departamento de Atenção Básica/Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, é responsável por coordenar a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) que estrutura e fundamenta as ações no campo da alimentação e nutrição, em todas as esferas de atribuição governamental do Sistema Único de Saúde (SUS).




PESO IDEAL
Para verificar o seu peso está saudável, deve se calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) e confirir, no quadro abaixo, qual o estado nutricional. Para calcular, divida o peso, em quilogramas, pela altura, em metros, elevada ao quadrado. O cálculo é válido para pessoas com idade entre 20 e 60 anos.

                    P (peso)
IMC = _______________
         A2 (altura x altura)


IMC (kg/m²)
Estado Nutricional
Menor que 18,5
baixo peso
18,5 a 24,99
peso adequado
25 a 29,99
sobrepeso
Maior que 30
obesidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário